Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de março de 2016

Democrático, somos ou não somos, eis a questão!!



Dizem que o nosso país é democrático. Mas você, sim você, acredita mesmo na tal “democracia”? Você se sente em um país democrático, em um país onde o cidadão realmente é livre pra optar em fazer ou não fazer algo? Enquanto você pensa um pouquinho pra me responder, eu vou lhe dizer o que eu realmente penso. Penso que não estamos nem perto de sermos um país “democrático”, então me perguntam: o por quê desse meu pensamento? Ora pois, vamos analisar a questão das eleições, você já fez seu recadastramento? Não! Então você falhou com a democracia, e agora vai ter que arcar com os ônus de sua falha, ou seja, irá sofrer as sansões que as regras da democracia estabelecem. E ai, só por esse argumento já temos a ideia de que nosso país está realmente longe de ser um país “democrático” . Não podemos aceitar que um país que obriga seus cidadãos a fazer alguma coisa para o próprio Estado, que o mesmo elege, seja chamado ou considerado democrático. Um país que nem se quer dá garantias de que ao exercermos a democracia teremos o retorno que é esperado. Um país, onde a política mesmo exerce o papel contrário muitas vezes ao da democracia, não pode de maneira alguma ser considerado “democrático”.



Eu quero sim, uma democracia verdadeira, desejo sim, mais do que ninguém continuar com meu direito de escolher quem irá me representar politicamente, mas, de maneira imposta não! Não quero ser refém de regras que querem ditar como eu devo exercer a democracia em meu país. 
Sabemos que “democracia” é o “governo do povo”, exercido por pessoas escolhidas pelo povo para representá-lo. Mas em um país onde muitas vezes as opções de escolha que nos apresentam não são boas ou não nos agradam por motivos que já sabemos, e nem preciso citar quais são eles, por que eu seria obrigado a ter que escolher uma dessas opções? Eu quero ter o direito de votar ou não votar, e pronto, assim eu estarei realmente me sentido em um país “democrático” .  

quarta-feira, 30 de março de 2016

A crise na Política Brasileira !!!

A política brasileira passa por uma crise sem precedente. Mensalão, Petrolão, e tantos outros "lão".
Sabemos também que crise política não é de hoje, não é um acontecimento recente, já passamos por várias crises: Crise do Collor, Crise do Lula, e agora Crise da Dilma... e outras tantas que tiveram uma repercussão não tão elevada assim.
Agora como eu vejo tal situação da nossa política brasileira? Então, ai vai. Vejo que nosso país precisa sim de reformas, em tantas áreas que não saberíamos quando elas iriam terminar, porque é tanta reforma que teríamos trabalho pra um bocado de tempo. Mas a reforma emergencial é a reforma "política". E digo reforma geral, mudar a metodologia aplicada nas eleições, mudar o valor gasto, esse sim acho que seria fundamental mudar drasticamente, pois é tanto dinheiro investido em política, que muitas coisas poderiam ser feitas em nosso país. Outra mudança fundamental, também envolvendo valores, é a do salário pago aos políticos. Queria ver a quantidade de políticos que teríamos se o salário fosse um mínimo, ou no máximo dois!? Ah, mas pagando pouco iria dar margem para os roubos, desvios e outras falcatruas.. mas já não acontece hoje? e sabemos que não ganham pouco..Um coisa é certa, pagando pouco, certamente teríamos poucos políticos e com poucos políticos, a fiscalização poderia ser mais eficaz!